Apresentação


A Semana Acadêmica de História (FAED-UDESC) é um projeto promovido por estudantes de História em parceria com o Centro Acadêmico de História (CAH). O evento já havia sido pensado há alguns anos, e a partir de 2010, conseguimos reunir os esforços para que fosse realizada a I Semana Acadêmica de Históra: História, Cultura e Arte. Com novas ideias, conseguimos nos organizar novamente para realizar a II Semana Acadêmica de História – Rupturas ou Permanências: Por uma História do Brasil, no ano seguinte (2011). 
Ao pensarmos no evento de 2012, a III Semana Acadêmica de História – Destrinchando Quimeras: Mitos, Pensamentos e Cosmogonias, não podemos nos desvincular das duas Semanas Acadêmicas anteriores. A estrutura da terceira Semana Acadêmica de História é baseada nas experiências anteriores, sendo assim, mantidas suas atividades principais, que são: mesas-redondas, comunicações, conferências de abertura e encerramento, exibição e debate de filmes e minicursos. Motivados pelo retorno positivo do evento, organizamos em 2013 a IV Semana Acadêmica de História - Entre o Discurso e a Espada: Conflitos, Traumas e Memórias. Com equipe renovada e ampliada, contando com 18 membros, conseguimos manter o padrão do evento, proporcionando conferências, mesas, debates e apresentações de trabalho. 
Para a realização deste evento durante os três anos, contamos com a ajuda do Departamento de História, Programa de Pós-Gradução em História da UDESC (PPGH), com as Direções de Ensino, de Extensão, Administrativo e Geral, os Laboratórios e Núcleos da História (em especial, o LIS, NEAB, LEH e LABGEF), bem como a PROEX, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade.
Por último e não menos importante, do nosso ponto de vista, a promoção de tal evento se faz importante e necessária por ser uma oportunidade de realizar um intercâmbio de ideias e conhecimentos com pesquisadores convidados da área, e das áreas afins, o que pode trazer outras perspectivas para o enriquecimento comum das partes. Para os alunos principalmente, tal enriquecimento é fundamental porque promove crescimento e intercâmbio de pessoas, ideias e áreas do conhecimento, elementos que consideramos imprescindíveis para o amadurecimento acadêmico. Também justificamos a realização desse evento, tendo em vista a articulação de conhecimentos produzidos pelos(as) professores(as) da Instituição através dos Laboratórios e Núcleos vinculados ao curso (LABGEF, LEH, LABPAC, LEC, LIS, NEAB) e tendo como intuito dar reconhecimento e extensão para tais projetos.